Tapetes confeccionados pelas Regionais, contam a história da CRB Nacional

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, o Congresso dos 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) teve sua abertura oficial. O evento reúne religiosos de todas as regiões do país para comemorar sete décadas de Memória, Mística, Profecia e Esperança. Ir. Silvania Aparecida e Frei Clézio Menezes, membros da Diretoria, deram as boas-vindas aos participantes ao som do Hino Oficial do Congresso.

A Presidente da CRB Nacional, Ir. Eliane Cordeiro, discursou para mais de 800 congressistas, declarando oficialmente aberto o congresso. “Parabéns, nossa querida CRB! Na alegria deste encontro e sob o amparo da Mãe Aparecida, declaro aberto o Congresso dos 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil”, disse Irmã Eliane.

Um dos momentos destaque da cerimônia foi a leitura da mensagem enviada pelo Papa Francisco, realizada pelo Pe. Leonardo da Silva, também membro da Diretoria. O Papa expressou sua gratidão pelo testemunho da Vida Religiosa Consagrada e desejou que o congresso fosse um momento de recordar o passado, viver o presente com carisma e esperança, e confiar no futuro sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. “Peço a todos que continuem a rezar por mim”, concluiu o Papa Francisco em sua mensagem.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação de tapetes confeccionados pelas 20 regionais da CRB Nacional, que narraram a história da conferência, retratando a diversidade e a realidade da instituição.

Durante a abertura, foram destacadas as presidências da CRB ao longo dos anos, com ênfase nas mulheres que lideraram a organização. A trajetória de liderança feminina na CRB iniciou-se com Ir. Maris Bolzan, SDS (2001-2007), a primeira mulher a presidir a organização, cujo mandato foi marcado pela leitura da realidade a partir da ótica dos pobres. Ela foi sucedida por Ir. Márian Ambrósio, IDP (2007-2013), que continuou a trajetória de inovação e compromisso social. Em seguida, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, MAD (2014-2022), liderou com firmeza e dedicação. Atualmente, a presidente Ir. Eliane Cordeiro de Souza, MC, mantém a tradição de liderança feminina na Conferência.

Publicações recentes

Abertura do Mês Vocacional

No dia 05 de agosto, a Vida Religiosa Consagrada de Manaus deu início às atividades do Mês Vocacional com um dia especial no Santuário de

Abertura do Mês Vocacional 2025

No dia 05 de agosto, a Vida Religiosa Consagrada de Manaus deu início às atividades do Mês Vocacional com um dia especial no Santuário de Aparecida.

Vida Reliosa Consagrada participa do Seminário das pastorais sociais – Norte I – Tema: Esperançar no cuidado da Casa Comum

Um caminho de décadas

Uma oportunidade para esperançar, a partir das vivências dos povos e da Igreja da Amazônia, que peregrinam, construindo uma Igreja com rosto amazônico, um modo que foi tomando forma em Santarém 1972 e que teve na Laudato si’ um forte incentivo. Um tempo de aprendizado, inspirado na Palavra de Deus Criador, mas também na caminhada eclesial, nascida no Concilio Vaticano II e que foi dando passos em Medellin, Santarém, Aparecida, o Sínodo para a Amazônia…