SOBRE A REGIONAL MANAUS

Home | Sobre a Regional Manaus

QUEM SOMOS

A Regional Norte I Amazonas e Roraima foi fundada no dia 29 de setembro de 1966, para de forma organizada acompanhar a Vida Religiosa Consagrada presente em nossa vasta Região. Um aspecto muito bonito e sinodal que a CRB e a CNBB, sempre buscaram somar e abraçar as causas que esta nossa realidade exige.  A vida religiosa consagrada desempenha um papel de extrema importância na região amazônica, abrangendo não só o estado do Amazonas, mas também Roraima. Nessa vasta e diversificada área geográfica, onde a natureza exuberante contrasta com os desafios sociais e econômicos, as congregações religiosas, femininas e masculinas desempenham um papel vital no desenvolvimento do bem-estar espiritual, social e humano das comunidades, ribeirinhas , indígenas e quilombolas.

Na Regional Norte I Amazonas e Roraima a presença da Vida religiosa se destaca como uma luz de esperança em meio às adversidades. Essas mulheres e homens consagrados dedicam suas vidas ao serviço dos mais necessitados, atuando em áreas como educação, saúde, defesa dos direitos humanos, preservação ambiental e promoção da justiça social. Suas ações têm um impacto profundo e duradouro nas vidas das pessoas que vivem nas margens dos rios, nas comunidades ribeirinhas, nas aldeias indígenas e nas periferias urbanas.

No Amazonas e em Roraima, onde as realidades socioeconômicas podem ser desafiadoras, a presença da vida religiosa consagrada traz consigo valores como solidariedade, compaixão e serviço desinteressado. Esses valores são fundamentais para fortalecer os laços comunitários, promover a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas e das comunidades.

Além disso, as congregações religiosas desempenham um papel vital na preservação da rica diversidade cultural e espiritual da região. Ao respeitar e valorizar as tradições locais, ao mesmo tempo em que compartilham os ensinamentos da fé, esses religiosos ajudam a construir pontes entre diferentes culturas e promovem um diálogo inter-religioso e intercultural que é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.

Na região amazônica, onde a beleza da natureza coexiste com os desafios do desenvolvimento sustentável e da justiça social, a vida religiosa consagrada é um farol de esperança e inspiração. Seu compromisso com os valores do Evangelho e sua dedicação ao serviço dos mais vulneráveis são um testemunho vivo do amor de Deus e uma fonte de inspiração para todos nós, independentemente de nossas convicções religiosas. A regional é dividida em 9 núcleos e 3 subnúcleos, como espaços de partilha e convivência. Somos mulheres e homens, inseridos na floresta e na vida de nosso povo, sendo diariamente raios  de luz e presença de esperança.

HORIZONTE

Nós, na busca de Ressignificar a Vida Religiosa Consagrada no discipulado de Jesus Cristo, em sinodalidade, Missionariedade e contínua conversão, à luz da Palavra, somos convocadas e convocados a permanecer no Seu amor, escutar e responder, com esperança, os gritos e os clamores de nosso tempo, para tornar visível o Reino de Deus.

 

PRIORIDADES

DISCIPULADO:

Voltar continuamente ao essencial que é o seguimento de Jesus Cristo e seu Reino.

Em nível Regional:

  1.   aprofundar o tema do discipulado, na dinâmica da leitura orante.
  2. Formação sobre a vocação e o bem viver das/dos religiosas/os idosas/os.
  3. Escuta atenta da Palavra de Deus, como caminho de conversão e transformação. 

Em nível de núcleos:

  1. Proporcionar estudos sobre a leitura orante e promover a sua prática através de encontros por proximidade.

SINODALIDADE:

Cultivar atitudes de escuta, acolhida e inclusão, numa caminhada conjunta, aberta ao diálogo, atenta aos sinais do Espírito e aos gritos do povo.

Em nível Regional:

1.Retomar os encontros entre a Vida Religiosa com os bispos para intensificar a integração na caminhada sinodal, procurando envolver também os leigos que comungam os carismas das congregações.

2.Promover nos núcleos processos intercongregacionais de reflexão, estudos e discernimento com referência à pastoral carcerária

Em nível de núcleos:

1.Realizar encontros formativos vocacionais, a fim de integrar-se na dinâmica do Serviço de Animação Vocacional nas dioceses e paróquias.

MISSIONARIEDADE:

Promover a Mística da Ecologia Integral no cuidado com a Casa Comum.

 

Em nível de núcleos:

    1. Dar visibilidade aos projetos realizados em nossas instituições.
  • Incentivar projetos de conscientização ecológica priorizando a fabricação de sacolas de tecido em substituição ao plástico.

Viver a Missionariedade atenta aos apelos das novas formas de pobreza hoje, com especial atenção aos jovens e idosos.

Em nível Regional:

  1. Apoiar o projeto da Pastoral Carcerária na Agronômica Florianópolis. 

Em nível de núcleos:

2.Apresentar e utilizar os recursos do IEM (Idosos e Enfermos Missionários) com os religiosos/as idosos/as

Promover a mística da Ecologia Integral no cuidado com a Casa Comum.

Em nível de núcleos:

1.Dar visibilidade aos projetos realizados em nossas instituições.

2.Incentivar projetos de conscientização ecológica, priorizando a fabricação de sacolas de tecido em substituição ao plástico.